O Nitrato de Amônio e a explosão em Beirute

Vimos com muita apreensão a explosão ocorrida em Beirute, no Líbano, na última terça-feira (04/08). A explosão pode ter sido causada por 2750 toneladas de nitrato de amônio armazenados em armazéns provavelmente sem os devidos cuidados de segurança. Ocorre que uma explosão é um processo extremamente exotérmico causado por uma liberação muito grande de energia provocada, normalmente, por um agente químico. Esse processo em geral provoca um aumento de temperatura, liberação de gases e um forte estrondo. O que se verificou em Beirute.

Esse acidente em Beirute, nos mostra o quão importante é os cuidados com armazenamento e manipulação de produtos químicos. Os danos podem ser irreparáveis quando se trata da saúde e vidas da população.

NITRATO DE AMÔNIO

O nitrato de amônio tem a fórmula química NH₄NO₃. Produzido como pequenas bolinhas porosas, é um dos fertilizantes mais usados ​​no mundo. É também o componente principal em muitos tipos de explosivos de mineração, onde é misturado com óleo combustível (ANFO) e detonado por uma carga explosiva.

Nitrato de amônio não queima por conta própria. Em vez disso, atua como uma fonte de oxigênio que pode acelerar a combustão (queima) de outros materiais.

No caso do nitrato de amônio a principal reação ocorrida é a seguinte:

2 NH4NO3  —–>  2 N2 + O2 + 4 H2O

Em temperaturas suficientemente altas, no entanto, o nitrato de amônio pode se decompor violentamente por conta própria. Esse processo cria gases, incluindo óxidos de nitrogênio e vapor d’água. É essa rápida liberação de gases que causa uma explosão.

Uma explosão de nitrato de amônio produz grandes quantidades de óxidos de nitrogênio. O dióxido de nitrogênio (NO₂) é um gás vermelho com mau cheiro. Imagens de Beirute revelam uma cor avermelhada distinta na pluma de gases da explosão.

Os óxidos de nitrogênio estão geralmente presentes na poluição do ar urbano e podem irritar o sistema respiratório. Níveis elevados desses poluentes são particularmente preocupantes para pessoas com problemas respiratórios.

Como exposto acima, o sal nitrato de amônio por si só não é um combustível, muito menos inflamável. Porém, o armazenamento sem o devido controle de temperatura principalmente pode causar um reator natural, com alta concentração de comburente o que facilita muito uma reação de combustão de outros materiais.

Suzana Aparecida da Silva
Mestre em Química Ambiental e doutora em Geotecnia Ambiental e presidente do CRQ XVI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *