A importância da Química para o Meio Ambiente

O grande desafio da área da química é aumentar a utilização dos recursos não renováveis e produzir recursos biodegradáveis

Durante toda a existência da Terra sabemos que ocorrem diversas reações químicas naturais e antrópicas causadas por meio de intervenção humana.  Todos estes fenômenos podem acarretar em resultados prejudiciais modificando o ciclo natural do meio ambiente.

Contudo, equivocadamente pensamos que a química é uma vilã e que seus processos trazem apenas malefícios para o meio ambiente e para população. Por isso, investir na boa relação entre a química e o meio ambiente é muito importante.

O grande desafio da área da química é aumentar a utilização dos recursos não renováveis e produzir recursos biodegradáveis que possam minimizar a exploração e impactos ao meio ambiente. Hoje o saneamento ambiental, a bioquímica, a desinfecção de água e o aumento da produtividade em campos, são bons exemplos de como a química pode interferir de maneira benéfica e precisa para o meio ambiente e os seres vivos.

Através da indústria química podemos investir em diversas pesquisas e ensaios que visam transformar os recursos naturais para o consumo humano sem que este processo altere a qualidade e o meio ambiente.

Fortalecer e criar incentivos para o desenvolvimento da ciência química é fundamental para a perpetuação de diversas espécies do planeta, bem como de seus recursos, sejam eles renováveis ou não. Somente com métodos químicos mais sustentáveis que conseguiremos estabelecer harmonia entre os aspectos econômicos, sociais e naturais do planeta.

As Instituições de ensino tem fortalecimento e muito nesse sentido. A preocupação com o Meio Ambiente está inserida em praticamente todos os componentes curriculares.

O Conselho Regional de Química  XVI Região, acolhe os egressos dos cursos da área Ambiental como profissionais da Área da Química, justamente por entender que esse profissional irá trabalhar em harmonia com a ciência química e irá utilizá-la da forma correta para sanar e/ou prevenir situações relacionadas ao Meio Ambiente.

 

Consulte a Resolução Normativa Nº 259 de 16 de Janeiro de 2015 e confira as atribuições dos profissionais que laboram na área da Química do Meio Ambiente e do Saneamento Ambiental.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *