Conselheira do CRQ XVI atuará como membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Cuiabá

A conselheira do Conselho Regional de Química da 16ª Região, Luciana Kimie, foi nomeada para representar o CRQ XVI como membro titular do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Cuiabá (COMSEA) no biênio 2021/2023.

Os 19 membros titulares do COMSEA foram eleitos através de votação realizada em 06/10/2021, mas a nomeação só ocorreu no último dia 01/02/2022 com a publicação do Decreto Municipal nº 8.942, de 31 de janeiro de 2022.

O COMSEA/Cuiabá é um órgão com caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, com a participação de representantes do Governo Municipal e da Sociedade Civil, com vistas à formulação de diretrizes para as políticas e ações da área da segurança alimentar.

Para Luciana Kimie, que é cientista de alimentos, a representação junto ao COMSEA possibilita ao CRQ XVI estar mais presente na área de alimentos, acompanhando a produção de alimentos de qualidade e mais seguros.

“O COMSEA tem esse objetivo central de promover ações visando a segurança alimentar do município em diversas instâncias, e o CRQ poderá colaborar para que essas ações possam ser feitas de forma mais efetiva e de forma mais profissional, pois como o CRQ vem com uma representação dos profissionais, então a gente pode estar ali, junto, exigindo que os envolvidos nessas ações sejam pessoas capacitadas, profissionais capacitados.”, ressaltou a conselheira.

A presidente do CRQ XVI, Suzana Aparecida da Silva, destacou o reconhecimento, por parte do COMSEA, da importância de ter profissionais da área de alimentos entre os seus membros.

“Os profissionais da área de alimentos são essenciais para garantir a qualidade e segurança desses alimentos, por isso esse reconhecimento do COMSEA é de extrema importância. O CRQ corrobora com esse Conselho Municipal para garantir à sociedade que os produtos alimentícios cheguem com a segurança requerida.”, pontuou a presidente.

A posse da conselheira do CRQ XVI e Luciana Kimie e dos demais membros do COMSEA deverá ocorrer em março.