Sistema CFQ/CRQs lança edital do Prêmio Talentos CFQ: ideia é premiar as iniciativas inovadoras

Para oferecer reconhecimento a boas iniciativas na área da Química, o Conselho Federal de Química (CFQ) lançou edital para o Prêmio Talentos CFQ – uma condecoração a ser entregue, no mês de junho, a empresas e profissionais da área.

De acordo com o edital, serão quatro prêmios direcionados a profissionais, nas categorias Engenharia Química, Química Industrial ou Tecnólogo, Bacharel em Química/Licenciatura em Química e Técnico em Química – e um a empresas da área da Química, que desenvolvam ações de Inovação e Sustentabilidade.

O prazo de inscrição estará aberto entre 5 de fevereiro e 14 de março de 2022 e a ficha de inscrição estará disponível no site do CFQ. Para efetuar a participação é preciso cumprir algumas exigências, como anexar a ficha de inscrição, cópia do diploma da graduação e declaração de quitação e regularidade diante do Conselho Regional de Química (CRQ) de sua jurisdição. Entre outros documentos, é necessário anexar também currículo, além de cópia comprobatória dos trabalhos desenvolvidos nas áreas de inovação e sustentabilidade.

No caso das empresas, também é necessário anexar à inscrição um descritivo da trajetória da pessoa jurídica em inovação e sustentabilidade nos últimos 10 anos – tudo isso em até duas páginas de texto.

Critérios premiam iniciativas mais relevantes

Os critérios para o Prêmio Talentos CFQ são relevância do trabalho (peso 3), impacto socioeconômico, criatividade e originalidade na área da Química, viabilidade e abrangência/alcance com relação ao público alvo (peso 2) e competência no desenvolvimento da inovação e sustentabilidade (peso 1).

De acordo com o cronograma previsto em edital, o período de seleção de inscritos será  de 15 a 26 de março. Os candidatos considerados aptos à premiação serão conhecidos em 28 de março; até dia 31 de março, serão recepcionados eventuais recursos. O resultado final do Prêmio de Talentos CFQ será conhecido em 23 de maio de 2022 – e o prêmio será entregue em 22 de junho.

Os agraciados receberão troféus e certificados de mérito. As circunstâncias da cerimônia dependerão do avanço das limitações sanitárias impostas pela pandemia.

Conselheira Silvana Calado vê prêmio como “homenagem e reconhecimento”

Para a coordenadora da Comissão de Premiação de Eventos do CFQ, conselheira federal Silvana Calado, o objetivo a partir de agora é fazer com que profissionais e empresas se engajem, fazendo do Prêmio Talentos CFQ representativo da pujança do setor no país.

“Quero deixar o convite a todos os profissionais e indústrias químicas. Vamos fazer desse prêmio uma homenagem e reconhecimento a todos que fazem a Química no Brasil. As inscrições estarão abertas e contamos com a participação de todos”, destaca Silvana.

De acordo com o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, a proposta do Prêmio Talentos CFQ é reconhecer profissionais e empresas por sua disposição de fazer a diferença em suas áreas de atuação.

“A Química é dinâmica, até por estar presente em tudo. Os profissionais da Química são inquietos e inventivos por natureza. É papel do Sistema CFQ/CRQs promover e divulgar iniciativas inovadoras na Química e entendemos que esse prêmio é muito importante nesse sentido”, afirma Oliveira Filho.

EDITAL DO PREMIO TALENTOS CFQ

FONTE: CFQ Conteúdo publicado em 03/02/2022