Semana dos profissionais da Química terá painéis digitais sobre a importância dos profissionais para a sociedade em diferentes áreas

Há 65 anos, mais precisamente no dia 18 de junho de 1956, o presidente da República Juscelino Kubitschek, no uso de suas competências, promulgou a Lei nº 2.800. Além de definir as formações que estão dentro da profissão e a criação do Conselho Federal de Química e do Sistema CFQ/CRQs, a legislação determina a fiscalização do exercício profissional, por exemplo.

Os 65 anos da “Lei Mater dos Químicos”, será o tema da Semana dos Profissionais da Química, realizada pelo Sistema CFQ/CRQs, que será realizada entre os dias 14 e 18 junho.

Durante todos os dias, sempre às 19h (horário de Brasília), serão realizados painéis digitais ao vivo com temas que mostrem a importância dos profissionais da Química para a sociedade.

São 5 dias de programação com a participação de especialistas renomados, conselheiros e presidentes dos CRQs e a transmissão será feita pelo canal no YouTube do Conselho Federal de Química, assim como pelo Facebook e LinkedIn do CFQ. O evento contará ainda com a emissão de certificados de participação para quem responder o formulário de avaliação no momento do painel.

Presidente do Conselho Regional de Química da 16ª Região (CRQ XVI) mediará o primeiro painel da semana

No primeiro dia do evento (14/06) terá o tema “Importância dos profissionais da Química no Ensino da Química” e contará com a mediação da presidente do CRQ XV (MT), Suzana Aparecida da Silva. Marcos Roberto Teixeira Halasz, Prof. Dr. em Engenharia Química, e Leandro Rosa Camacho, conselheiro do CRQ V (RS) e diretor secretário da ABQ/RS, serão os palestrantes.

Suzana é licenciada e bacharela em Química pela UFMT, especialista em avaliação de impactos em saúde e ambiente, mestre em Química ambiental pela UFMT e doutora em geotecnia ambiental pela UnB. É professora titular no IFMT nos cursos técnicos de Química e alimentos, superior de tecnologia em gestão ambiental e licenciatura em Química.

A presidente do CRQ XVI destaca a importância do evento para que os profissionais possam trocar experiências sobre a atuação nas diferentes áreas da Química:

“A semana dos profissionais da Química em comemoração aos 65 anos do sistema CFQ/CRQs é um momento de extrema relevância para a categoria. Temos a oportunidade de dialogar com os profissionais da Química, e não somente com os Químicos. Dessa forma, temos a difusão da Química pelas áreas de maior importância e conhecimento da sociedade. O evento tem esse objetivo, que a sociedade perceba a Química em suas atividades e produtos cotidianos. Os profissionais também, se sentem acolhidos pelo sistema, demonstrando a importância da sua especificidade técnica. Em especial “A importância dos profissionais da Química no ensino de Química”, abordará no painel o ensino de Química diante dos desafios na pandemia do coronavírus e veremos o quanto o profissional é imprescindível para sociedade”, ressaltou.