Em seu primeiro mandato como conselheiro efetivo e membro da diretoria executiva do CFQ, Ali Veggi fala sobre os desafios das novas funções

Eleito conselheiro efetivo junto ao Conselho Federal de Química (CFQ) pela primeira vez, Ali Veggi Atala será também o primeiro representante do CRQ XVI a compor a diretoria executiva do CFQ, atuando no cargo de 2º secretário, com o mandato de um ano. As eleições ocorreram no final de abril.

Ali Veggi Atala, que já foi presidente do Conselho Regional de Química da XVI Região e estava como conselheiro suplente junto ao CFQ, garante que assumir as novas funções é um grande desafio.

“É uma honra enorme. Nunca tivemos um representante do CRQ XVI ocupando esses cargos. É a primeira vez em 20 anos de existência do CRQ XVI e acontece em um momento muito importante. Com a pandemia, se colocou um holofote sobre a Química, viram a importância dos profissionais para a sociedade, e nosso desafio é manter a Química nesse lugar que é dela, de indispensável para todos.”

A presidente do CRQ XVI, Suzana Aparecida da Silva, destacou que a experiência de Ali Veggi junto ao Regional fará a diferença em sua atuação junto ao Conselho Nacional:

“O conselheiro Ali, ex-presidente do CRQ XVI tem experiência em implantação de Conselho Regional, experiência esta que será muito válida na diretoria do CFQ, pois conhece os gargalos e dificuldades que um regional enfrenta. Como a maioria dos Regionais são de médio a pequeno porte, poderá atuar fortemente nessas questões junto ao CFQ. Estamos muito felizes com a representação no CFQ, por um conselheiro que conhece muito das nossas dificuldades. Acreditamos que será um excelente mandato, com muito trabalho para o crescimento do sistema CFQ/CRQs.”

Confirmando a expectativa da presidente, Ali Veggi afirmou que pretende seguir atuando em prol da estruturação dos Conselhos e da valorização dos profissionais.

“A ideia é continuar ajudando na estruturação dos conselhos regionais e muito disso parte do trabalho de valorização dos profissionais. Para isso, precisamos trabalhar muito com todas as modalidades da Química, atuar junto às escolas e universidades para conscientizar os profissionais de que são eles que fazem os conselhos regionais, além de demonstrar a importância da atuação do conselho para garantir um mercado de trabalho seguro”, afirmou.

Outro ponto que vai nortear a atuação do conselheiro Ali é o trabalho de conscientização da sociedade sobre a importância dos profissionais.

“Entendo que os Conselhos devem atuar como um elo entre a sociedade e a categoria da Química. É a partir do trabalho de fiscalização, com a garantia de que a sociedade está recebendo produtos e servidos de qualidade, que existem profissionais gabaritados atuando junto às empresas e industrias, que vamos ajudar a sociedade a perceber a importância dos profissionais. Por isso, a intenção é ajudar nesse trabalho de conscientização e fiscalização que consequentemente, levará ao reconhecimento do trabalho dos profissionais da Química.”