CRQ XVI elege conselheiro efetivo junto ao CFQ pela primeira vez

Pela primeira vez na história, o Conselho Regional de Química da 16ª Região terá um conselheiro efetivo junto ao Conselho Federal de Química. A eleição ocorreu durante a LXVIII Assembleia de Delegados-eleitores do CFQ, realizada via videoconferência, nos dias 22 e 23 de abril de 2021.

Esta foi a primeira eleição de conselheiros após a edição da Resolução Normativa nº 293, de 24 de fevereiro de 2021, que regulamentou a alínea ‘b’ do art. 4º da Lei nº 2.800/1956, que trata sobre a representatividades dos Conselho Regionais de Química (CRQs) na composição do Plenário do CFQ e assegurou a cada CRQ a representação de um conselheiro federal efetivo e conselheiro federal suplente.

Na Assembleia, o CRQ XVI elegeu como conselheiro efetivo, da categoria de Licenciado/Bacharel de Química, o professor Ali Veggi Atala, e a conselheira Gisleine Rossoni Libardi, profissional registrada no CRQ XXI em serviço simultâneo no CRQ XVI, como na categoria de Técnica em Química suplente.

A presidente do CRQ XVI Suzana Aparecida da Silva, foi a secretária da assembleia, e considerou um momento importante para o Sistema e para o CRQ XVI que somente agora teve a oportunidade em ter conselheiro efetivo no âmbito do Conselho Federal.

“Acredito que o formato da Assembleia virtual foi um marco, pois foi nossa primeira eleição virtualmente. Entendo também que com a Resolução Normativa 293 do CFQ todos os Regionais estão equiparados na sua representatividade, demonstrando que o papel social que desenvolvemos independe do tamanho do Regional. Consideramos que o processo democrático é importante para avançarmos no sentido de fortalecer a categoria bem como acertarmos as áreas de sombreamento existente. “