O que é o CRQ ?
É um Conselho Regional de Química , que existe em todos os estados brasileiros, e são divididos por regiões.

Quem deve possuir o CRQ?
De acordo com o artigo 25 da Lei no 2800 de 18/06/56, todo o profissional da química que exerce ou pretenda exercer atividades na área de química, na jurisdição na qual exerça este poder, é obrigado a se registrar neste conselho.

O que implica se eu não possuir CRQ?
A falta de registro no CRQ, implica no exercício ilegal da profissão e esta sujeito às sanções previstas na Lei.

Eu posso fazer um registro provisório?
Qualquer profissional recém-formado, pode solicitar uma registro provisório, para que possa exercer sua profissão,enquanto aguarda o diplomar ser registrado nos órgãos de Educação.

Eu posso fazer uma renovação do registro provisório?
No caso em que o seu diploma não tenha sido emitido, na época do vencimento da licença, é permitido solicitar uma renovação.

O que é o registro definitivo?
É o registro concedido ao portador de diploma que já esteja devidamente registrado nos Órgãos da Educação. Na ocasião é expedida a carteira de identidade profissional de químico, que é uma carteira definitiva.

O que necessita para retirar a segunda via de Carteira?
Apresentar a solicitação, feita à mão , expondo o seu motivo.

Que anotações eu posso fazer na minha carteira de identidade profissional?
Podemos anotar cursos oficiais de formação profissional, graduação, pós-graduação, mestrado, especialização e outros. Estas anotações só serão feitas, mediante a apreciação do Conselho.

Podemos fazer uma mudança de categoria profissional?
Se tivermos mais de uma formação na área de química, só possuiremos apenas um registro no Conselho e uma única carteira. Para fazer a mudança da categoria, necessitamos apresentar ao CRQ , um diploma que aumente as nossas atribuições com relação ao registro inicial.

Posso fazer uma mudança para outro CRQ ?
Para realizar a mudança , é necessário requerer ao CRQ onde estamos registrados ,uma transferência. Neste caso, precisaremos apenas que conste uma anotação na carteira profissional.

Posso atuar em mais de um CRQ?
O profissional registrado em outro regional que pretenda exercer, simultaneamente, atividades em seu estado de origem e na jurisdição do CRQ-I, deverá solicitar autorização, mediante um requerimento ao Presidente do CRQ de sua região.

Que condições eu posso ficar Dispensado (Isenção) da Anuidade?
Quando não estiver exercendo atividade remunerada na área de química e o profissional estiver apenas recebendo uma bolsa de estudo num curso de pós-graduação, fica dispensado da anuidade.Se o profissional estiver trabalhando em outra área, e não estiver com o seu registro cancelado,não ficará dispensado do pagamento.

Quando devo cancelar ou reabrir o meu Registro?
Cancelar—- quando o profissional não mais estiver desempenhando atividades na área da química. Neste caso, é necessária a apresentação de uma carta endereçada ao Presidente do CRQ da região explicando o motivo do pedido.
Reabrir—- quando o profissional retornar às atividades na área da química. Neste caso, é necessário solicitar a reabertura de processo de seu registro.

Quando retirar uma nova Carteira de Identidade Profissional ?
No caso da mudança do nome do profissional, o CRQ fornecerá uma nova carteira.
Baixa de Responsabilidade Técnica
De acordo com o artigo 350 da C.L.T., o profissional da química que assumir ou deixar a responsabilidade técnica por uma empresa, departamento de empresa ou serviços na área da química, deverá comunicar o fato ao CRQ de sua jurisdição, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de, não o fazendo, estar sujeito a multas. A empresa deverá ser comunicada pelo profissional mediante aviso prévio de 30 (trinta) dias.