Por Que 18 de Junho é o Dia Nacional do Químico?

Mesmo tendo 62 anos o CRQ ainda é desconhecida por cursos de química e profissionais da área.

A Lei 2800 de 18 de Junho de 1956, que criou o Conselho Federal de Química e os Regionais, e ainda dispõe sobre o exercício da profissão de químico, mesmo tendo 62 anos, ainda é desconhecida e/ou ignorada  por egressos de cursos de química e profissionais da área.

Isso mesmo, muitos alegam desconhecer a Lei que regulamentou a profissão de Químico que garante o mercado de trabalho aos egressos dos cursos da área da química  e acima de tudo garante à sociedade segurança na aquisição de produtos e serviços com qualidade técnica.

Aí perguntamos como preservar esse mercado? Como evitar que vagas a nós privativas venham a ser ocupadas por outros que não possuem a devida formação? Acreditamos que um bom começo seja pelo conhecimento da legislação.

O CRQ XVI entre outros objetivos, irá enfatizar a legislação aos estudantes e profissionais da química como ferramenta fundamental para garantir que espaços nas indústrias e/ou empresas com atividade química sejam ocupadas por profissionais devidamente habilitados.

Mas somente isso não é suficiente. A boa preparação profissional não significa um diploma obtido em Instituição de Ensino conceituada. O aprendizado contínuo, domínio de novas tecnologias e iniciativa fazem parte da nossa realidade.

Então, façamos de fato nosso papel garantido por Lei em 1956. Sejamos profissionais da química devidamente registrados no CRQ para garantir que esse órgão de fiscalização do exercício profissional nos garanta esse espaço e à sociedade também.

O CRQ XVI ciente desse realidade, manterá o diálogo e  programas visando o aperfeiçoamento dos profissionais. Acreditamos  assim que poderemos Parabenizar o Profissional Químico pelo dia 18 de Junho, Dia Nacional do Químico.

 

Suzana Aparecida da Silva

Presidente do CRQ-XVI Região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *